segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Quando você cuida, quem cuida de você?

Este texto foi escrito para o II Cuidando de quem cuida, um projeto realizado na Unidade Básica de Saúde Vereador Durval Costa (Mossoró- RN) no qual a atenção e cuidado são voltados aos profissionais da UBS com o objetivo de melhorar relações intra e interpessoais tanto entre funcionários da UBS quanto entre os profissionais e usuários, contribuindo para o bem estar e melhora na atenção à comunidade. Vamos lá?


Quando você cuida, quem cuida de você?
Sim, a pergunta nos faz pensar, e é normal a resposta não vir de imediato, afinal, cuidamos tanto, nos doamos tanto aqui ou em casa que quase não sobra tempo de pensar sobre isso, sobre nós.
Também, como pensar em si quando se ver ou ouve histórias reais em nossas áreas e não conseguimos ajudar? Como sentar para jantar e lembrar daquela senhora que não consegue comprar remédios pois precisa se alimentar? Nosso trabalho nem sempre é fácil, aliás poucas vezes o é; do SAME ao curativo, conhecemos historias e pessoas que nos comovem e fazem com que aquele sofrimento torne-se nosso, e essa empatia faz de nós, pessoas em franco crescimento, profissionais empenhados e humanizados.
Pensar em nós, em si, é uma forma de manter bem, pronto para se manter ajudando, cuidando. Eu sei, as vezes bate cansaço, raiva, desanimo, tristeza... afinal somos humanos, em nós habitam tantos sentimentos, porém, temos também o poder da transformação: todas essas emoções negativas se vão ou amenizam quando conseguimos ajudar alguém, quando percebemos que passamos o dia sem levar mágoa, ou se conseguimos ver beleza em algo simples.
O objetivo de hoje não é de desassistir a população, mas sim, voltar nossa atenção aos que tanto fazem e se dedicam. Este é um momento para o reencontro com si e com o outro parar fortalecer laços, trocar histórias, carinho e rir. Esperamos que cada um saia daqui sentindo-se mais leve e motivado, sabendo que pode ser luz e levar o bem, ou se preferir o contrário, ser o bem e levar luz.
Sejam bem-vindos ao II Cuidando de Quem Cuida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário