segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Um ano de fisioterapeuta - Turma Mardônio Moura

Uma amiga se formou ontem na mesma faculdade que eu e fui prestigiá-la. Quando ela me convidou fiquei lembrando da minha e isso me trouxe vários pensamentos e idéias. Fiquei pensando em fazer um texto pós um ano e me questionei "como será que estão?", afinal não tenho muito contato com todos. 
Bom, a ideia veio mas as palavras, não. Até a formatura. Os discursos, a parte que mais gosto, não me emocionaram como eu esperava porém, trouxeram outras idéias, mas enfim, vamos ao que interessa.

Hoje, 15 de agosto, faz exatamente um ano que nos formamos e, diferentemente do discurso da colação, não quero falar para nossos professores, pacientes ou parentes. Hoje o assunto é com vocês da turma Mardônio Moura. É... mas fiquem calmos, não tenho intenção de fazê-los chorar, de novo. (Mentira, verdade, mentira...)
Há um ano fizemos um juramento que, concordando com Edilene, nem lembro exatamente o que jurei mas jurei com vontade, pense! Em meu coração jurei exercer, defender e estudar essa profissão com amor e dedicação. Desde que entrei quis, não ser a melhor fisioterapeuta mas sim ser capaz de melhorar a vida de alguém. Tenho conseguido cumprir a jura e sei que muitos também e, de verdade, fico muito feliz por isso mas, não sei vocês, porém começar não foi fácil.
Nesse um ano eu tracei metas, fiquei perdida sem rumo, engordei, emagreci, tive ideias, tive saudade dos amigos que estão longe, da convivência que tínhamos, da diversão. Fiz investimentos e fiquei doida quando fazia os cálculos e não estava rica ainda, só com (mais) contas para pagar. 
Muita coisa acontece em um ano. Vi gente triste por não está exercendo, ouvi histórias de quem estava exercendo mas não da forma que queria e outras de pessoas que estavam exatamente onde queriam está. 
Nesse primeiro ano vi que as coisas aqui do lado de fora são bem diferentes daquilo que a gente sonha quando está na faculdade. Vi que nosso trabalho ainda é pouco valorizado e que recém formado roda até conseguir um emprego mais ou menos. Vi também que aquela ficha completa, enorme e feita à mão só existem na faculdade mesmo (ainda bem!).
Em um ano eu comemorei a conquista de vários de vocês e senti orgulho, como se fossem um dos meus irmãos. Sério, cada conquista que vocês dividem me enche de alegria. Não entendo pessoas que não se alegram com o bem do próximo, quero mais é que cada um aqui mostre para todos as pessoas incríveis e profissionais dedicados que são. Eu já sei, vi tudo isso na faculdade e por mais que não seja amiga de todos sei reconhecer e poderia enumerar as qualidades de cada um, pode apostar.
Em um ano tive descrença depois esperança, ri, chorei, quebrei a cara, aprendi boas lições, conheci pessoas e aprendi. Aprendi muito. Em um ano vocês começaram á trabalhar com Pilates, home care, UTI, UTI-Neo, clínicas, consultórios, atenção básica, geriatria, ensino e pesquisa... Tantos caminhos foram tomados! Fico muito feliz pela ascensão de cada um e sei que ainda haverão outros caminhos, isso é só o início.
E aos que não estão exercendo ainda, seja por falta de oportunidade ou pelo rumo que a vida tomou, só digo uma coisa: não desanime, eu sei que cada um aqui tem um potencial enorme e eu acredito muito em vocês! ;)
Um ano dá para muita coisa: começar namoro, terminar namoro, casar, ter filhos, fazer cursos, mudar de cidade, de estado, de vida. Um ano é só um pedacinho, ainda há muito tempo e coisas para viver, muito à crescer. À ser. Quero parabenizar a cada um, quero desejar que a vida continue sendo boa com vocês e que a felicidade esteja sempre aí, como no dia da colação. 
Acredito em cada um dessa turma, saudade de (quase) todos (verdade seja dita rs).
Forte abraço.
Aguardo O super reencontro haha.



Dedicado À:
Jéssica, Mayara, Edimilson, Maíra, Jennyfer, Tati, Cinthya, Maycon, Camila, Leila, Disllane, Auxiliadora, Edilene, Jake, Ravel, Lynelle, Dani, Geni, Will, Lissa, Pablo, Gér(rrr)ssika, Tamila, Cintia, Ingridy, Pablo, Cecília e Luana.



P.S.: Mas digam, como está a vida de vocês pós um ano? Se puderem, contem aqui nos comentários ;)

5 comentários:

  1. Ah Yara sua linda......sempre linda...por fora e por dentro principalmente....consegue ver e traduzir a essência de cada um....

    ResponderExcluir
  2. Ah Yara sua linda......sempre linda...por fora e por dentro principalmente....consegue ver e traduzir a essência de cada um....

    ResponderExcluir
  3. Ah Yara sua linda......sempre linda...por fora e por dentro principalmente....consegue ver e traduzir a essência de cada um....

    ResponderExcluir
  4. Poxaaaa veiii, que texto massa. Saudades de (quase) todos tbm kkkkkkk.
    Estou em clínicas e na Nassau como preceptor. Simmm, na pós em Neurorreabilitação na UFRN. Estou amando a vida de Fisio. Lembrando da música "valeu a pena ê ê"

    ResponderExcluir
  5. Como cada um de nós nascemos com dons. Que na medida em que necessitamos são utilizados e aperfeiçoados. A BAIXINHA têm o dom de expressa emoções com as palavras.Parabéns a ti e a todos que construirão um sonho e como todo sonhador deve-se continuar os planos e o sonho. Os que estão vivenciando a conquista busque ser o melhor sem pisar nos pequenos. Quem ainda está no caminho da oportunidades aproveite a jornada para tirá das entre linhas o aprendizado necessário para que possa saboria a tão desejada conquista. Bjs.

    ResponderExcluir